sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ANÁLISE DOS TIMES CATARINENSES: CRICIÚMA

CRICIÚMA ESPORTE CLUBE
Fundação: 13 de maio de 1947 (como Comerciário. O nome mudou em 17 de março de 1978)
Cores: Amarelo, Branco e Preto
Estádio: Heriberto Hulse (particular) - 22.000 lugares
Presidente: Antenor Angeloni
Técnico: Guilherme Macuglia
Ranking "BdR" 2010: 4o. lugar
Catarinense 2010: 8o. lugar (subiu para 7o. depois da licença do Atlético-Ib)
 
Iniciar o post do Criciúma e não falar da mudança exercida pela figura de Antenor Angeloni no clube após o último Estadual seria uma injustiça. A era do presidente anterior, Édson Cascão, foi marcada por muitas críticas de torcida e imprensa. A campanha no Catarinense 2009 foi um reflexo disso. O time terminou na última posição acima do rebaixamento, o que não condiz com as tradições do Tigre. Do nada, veio a pessoa de Antenor, que não precisava se meter em um meio tão estressante quanto o futebol, que injetou dinheiro no time, buscou patrocinadores e conseguiu o acesso para a Série B, colocando de novo uma "normalidade" no calendário do clube. Passada a temporada da surpresa, afirmação e festa, agora é hora de planejar um time forte para as competições de 2011 e, quem sabe, brigar pelo retorno à Série A, que o clube não disputa desde 2004.

Houve uma novela na escolha do treinador. O presidente queria um nome com expressão, e de preferência vindo do futebol paulista. Tentou-se Jair Picerni, Toninho Cecílio, Vadão, entre outros. Mas com a demora e a crescente escassez de nomes, o Tigre foi atrás de Guilherme Macuglia, campeão da Série C pelo clube em 2006 e que dirigiu a Chapecoense no final do Estadual e na Série C. Não era a primeira opção do clube, mas dentre os posíveis, foi o que mais encaixou na proposta criciumense, tendo inclusive a tal experiência no futebol de São Paulo.


No time que começará o Campeonato Estadual, será mantida uma boa parte do elenco que conseguiu o acesso a Série B. Novos reforços vieram, como o bom lateral Flávio, ex-Figueirense, o goleiro Andrey, ex-Figueira e Portuguesa, que terá a responsabilidade de substituir o ídolo Agenor, o zagueiro Toninho e o meio-campo Pirão. Mas a principal aquisição do Tigre para 2011, pelo menos para o Estadual, foi o excelente volante Carlinhos Santos, um dos principais jogadores do Joinville nos últimos anos, que deixou a Manchester rumo ao Sul do Estado. Dos remanescentes, destaques para o zagueiro Rogélio, o meia Diogo Oliveira e o atacante Lincom.


O Criciúma é um favorito natural ao título. Acredito que novos jogadores vão reforçar a equipe ainda no Campeonato Catarinense. Ainda não vejo a lista de reforços do clube melhor que clubes como o Joinville, que trouxe Ramon e Fernandinho, ou dos clubes da Capital. Mas se Macuglia conseguir tirar o melhor do que tem nas mãos, o Tigre brigará por mais um caneco.

2 avaianos comentaram:

Ricardo disse...

E tem mais. O Tigre anunciou Marcinho, um meia que promete e Schwenk... Claro, Shwenk não é um craque de bola, mas já teve faro de gol... Claro que sou muito mais nosso Batoré mas para o campeonato catarinense e até para Série B, estes dois novos reforços podem ajudar muito o Criciuma... Acho que estes reforços o qualificam mais ainda a disputar o vice-campeonato com o time do lado de lá!!

Abraços,

Bruno Carvalho - Resistência Avaiana disse...

Ricardo,

Vamos ver o nível técnico de Tigre, Avaí, Brusque e etc para ver o que nos aguarda nesse estadual.

Acredito que se algum time vier superior, ele já demonstrará isso nas primeiras rodadas e abrirá grande vantagem.

Abs

  ©Resistência Avaiana - Todos os direitos reservados.

Modificado por MTblogger | Template by Dicas Blogger | Topo