sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ANÁLISE DOS TIMES CATARINENSES: JOINVILLE

JOINVILLE ESPORTE CLUBE
Fundação: 29 de janeiro de 1976
Cores: Vermelho, Branco e Preto
Estádio: Arena Joinville (Municipal) - 19.200 lugares
Presidente: Márcio Vogelsanger
Técnico: Leandro Machado
Ranking "BdR" 2010: 3o. Lugar
Catarinense 2010: Vice-Campeão

O ano de 2010 do JEC foi repleto de emoções. Esperava-se no Estadual um time que pudesse trazer de volta para a cidade o título, mas a decepção foi grande. Sob o comando de Sérgio Ramirez, veio o título do primeiro turno nos segundos finais na final contra o Avaí. Mesmo com a vaga na final, o JEC trocou de treinador e caiu muito de rendimento, transformando-se em presa fácil na decisão contra o bicampeão Avaí. Na Copa Santa Catarina, o time enfrentou os adversários e o seu favoritismo, em um torneio que era priorizado, pois valia vaga na Copa do Brasil. A derrota foi mais dolorida ainda: com o primeiro turno conquistado e a melhor campanha, perdeu o título dentro de casa para o Brusque, que arrancou um empate dentro da Arena. E na Série D, a terceira decepção, que depois virou alegria. Uma desclassificação humilhante para um time do Amazonas que teve o amadorismo de colocar em campo um jogador irregular. Por sorte, um funcionário do JEC foi competente, encontrou o erro, e colocou o clube na Série C, antigo sonho do clube que, agora, terá uma oportunidade de mostrar que pode voltar ao tempo que jogou a Série B.

Para 2011, eu cheguei a ler declarações de dirigentes do clube dizendo que o Estadual não era prioridade, e sim o Campeonato Brasileiro. Mas pelos últimos acontecimentos, parece que a coisa não vai ser bem assim. O Joinville manteve o mesmo técnico da Série D, Leandro Machado, que teve todo o tempo do mundo para planejar e desenhar a cara do clube para 2011. Agora, esse planejamento será colocado a prova.


O elenco do JEC teve algumas perdas, como a do volante Carlinhos Santos, mas ele continuou muito forte, com o artilheiro Lima, que está retornando depois de uma passagem pelo futebol asiático, o atacante Pantico e o meia Marcelo Silva. E quando se imaginava que o time apenas disputaria o Estadual sem uma grande responsabilidade de título, eis que chegam dois jogadores de reconhecida qualidade: o meia Ramon Menezes, de 38 anos, que mesmo jogando no rebaixado Vitória fez boas atuações, e dublê de lateral-esquerdo e meia Fernandinho, ex-Criciúma, Vasco, Cruzeiro e Galo, que foi uma contratação até certo ponto surpreendente, uma vez que a novela da sua contratação pelo Tigre se arrastava, sem uma conclusão. Ao ver que daquele mato não ia sair coelho, o JEC apareceu, fez a proposta, e o jogador está lá. Resta saber se ele é o mesmo Fernandinho que jogava sozinho no campeonato de 2007, quando ganhou o prêmio de craque do Estadual. Se jogar metade daquele ano, está ótimo. Mais para mim, a melhor contratação do JEC em 2011 não foi nenhum jogador, e sim o gerente de futebol Moisés Cândido, ex-Avaí, homem que organizou o time que conseguiu o acesso a Série A. É um excelente profissional, experiente que vai agregar muito ao clube, que precisava de uma pessoa desse tipo. Quem sabe os resultados dessa nova política já apareçam a partir de agora.


O Joinville entra forte no Campeonato Estadual, mais ainda precisa se reforçar. Tem um poder ofensivo enorme, com meias de qualidade e reconhecidos artilheiros. Mas ainda precisa procurar mais qualidade no setor defensivo, para trazer um "balanço" ao time como um todo. Se Leandro Machado conseguir combinar o poder do seu ataque com um sistema defensivo compacto e competente, estará no caminho certo para tentar o título catarinense.
 


0 avaianos comentaram:

  ©Resistência Avaiana - Todos os direitos reservados.

Modificado por MTblogger | Template by Dicas Blogger | Topo