sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MOMENTO DE REFLEXÃO DE UM TORCEDOR

Antes de resolver escrever este blog (2007) eu sempre fui torcedor do Avaí, e como a maioria de nós, no que tange o futebol, sempre fui mais passional do que racional, diferentemente do que acontece em minha vida pessoal e profissional. Acho difícil ser racional quando falo da minha maior paixão, não suporto ver aquele jogador fazendo corpo mole ou o juiz influenciando no resultado do jogo e ficar ali, sentado, comendo aquele amendoim salgado e ouvindo o Miguel falar besteira no raidinho. Ás vezes, meus amigos pegam no meu pé por esse meu posicionamento, diz o Botelho que eu sou da esquerda, mas eu não consigo ficar parado vendo a banda tocar fora do compasso.
Tenho pra mim, que, desde que conseguimos o tão sonhado acesso em 2008 o Avaí começou a descambar, não no quesito futebol, mas no quesito administração. Tem muita gente competente dentro do Avaí, mas sejamos francos, tem muita gente perdida lá dentro. Não gosto de desmerecer as pessoas, até por isso evito citar nomes aqui no blog, mas a apartir do momento que essa falta de competência/instrução/formação começa a influenciar diretamente no clube, é hora de soltar os cachorros. Quem não chora não mama, já dizia aquele velho deitado.

O AUMENTO DAS MENSALIDADES
Discordo total e frontalmente da forma como esse aumento foi conduzido, o aumento foi imposto ao torcedor sem a anuência do Conselho Deliberativo. Quem foi o responsável por isso? Porque o nome dessa pessoal nunca foi citado? Quem a protege? Porque não foi demitida? Como torcedor, concordaria sim com um aumento, mas ele deveria ser suave (e não de 50% como foi no meu caso que era sócio do Setor B) e comunicado ao torcedor.

A CAMPANHA SÓCIO CORTA CORAÇÃO
A campanha até poderia dar certo, mas a diretoria deixou alguém sem experiência em marketing ficar a frente deste projeto. Era notório que lançar uma campanha para arrecadar sócios após um aumento conturbado como este não daria certo, o que foi gasto na campanha poderia ter sido locado de forma mais inteligente em outra área ou campanha. Qual o motivo de alguém sem experiência em marketing comandar esse departamento? Pra mim, o Ademir, é cara que mais entende de grama no mundo, o gramado da Ressacada é reconhecido nacionalmente (e em breve, internacionalmente), mas não é por isso que ele vai ocupar o lugar do Luciano Côrrea por exemplo.

A CONTRATAÇÃO DO SÁVIO
Decisão pra lá de equivocada. O Presidente Zunino, pessoa que admiro muito (e nem por isso irei deixar de me opor quando achar necessário), que me desculpe, mas entrar na onda dos "medalhões" como outros times brasileiros até tudo bem, mas trazer um jogador com longo histórico de contusões que já tem 36 anos e que estava jogando no Chipre??? Eu nem sei onde fica o Chipre!!!
Sávio veio para cá para receber o maior salário do elenco e ter casa paga pelo clube (ou por patrocinadores, o certo é que ele não desembolsa um real de aluguel), mas e o comprometimento? Ele não tem nenhum, essa é a verdade. Já fez seu pé de meia, queria continuar jogando bola e recebendo mas sem muita responsabilidade, e não era de alguém assim que o Avaí precisava.

A CAMISA 10
Como o torcedor deve ter percebido, a Camisa 10 foi entregue ao Sávio quando ele chegou numa ação de marketing do clube, o clube sabia que ele chegaria, sabia que ele jogaria com a 10 e mesmo assim conseguiu que o pedido das camisas com o nome dele chegasse atrasado nas lojas. Isso chama-se falta de Planejamento, mas vamos a camisa. Porque Sávio joga com a Camisa 10? No Avaí não há numeração fixa, reza a lenda, e isso eu não posso confirmar, que o Presidente Zunino teria feito uma cordo verbal com o jogador, e homem sério que é, irá cumprir o tal acordo, ou seja, ninguém jogará com a Camisa 10 até o fim do contrato do Sávio (Dezembro/2010). Porque o Avaí não rescinde o contrato dele? Simplesmente porque a multa recisória deve mais alta do que o valor qeu a Hebe gasta com laquê...

RELAÇÃO CLUBE x TORCEDOR
Aqui, sou obrigado a dizer, foi onde o clube mais errou desde 2008. O Avaí é o time da raça, da massa, do povo, e isso vem desde a nossa fundação, o que manteve o Avaí ao longo destes 87 anos foi sem dúvida o torcedor. Com as ações daquelas pessoas de competência duvidosa e que tiveram o aceite da diretoria, essa relação se estremeceu. Perdemos 5.000 sócios desde 2008, um número muito alto que envolve muito dinheiro, e isso tudo, por culpa de uns poucos. É mais fácil conseguir um novo cliente do que reconquistar um cliente antigo, todo mundo que fez Marketing aprende isso na faculdade, pena que a pessoa responsável por esses 5.000 que foram embora nunca tenha entrado numa faculdade de marketing.

CONSELHO DECORATIVO
É triste falar pejorativamente do Conselho Deliberativo do Avaí, pois sei que lá dentro tem muita gente boa, mas a verdade é que o CD é mero figurante dentro do clube. Primeiro foram desrespeitados ao não serem consultados sobre o aumento das mensalidades, depois enguliram o aumento goela abaixo sem nem reclamar (salvo três conselheiros que se opuseram veementemente ao mesmo) e agora, por último, se reunem num frio de 5 graus para aprovar organograma do clube ao invés de dar um soco na mesa e exigir mudanças em prol do torcedor? O Conselho, definitivamente, não é a voz do torcedor.

DIAS MELHORES
Hoje conversando com um amigo, frequentador do Bar da Helô, ele me disse que o Avaí está se reestruturando e que a partir de 2011 as coisas irão mudar. Estamos em Agosto, faltam 05 meses para 2011, acho este período muito longo, o Avaí tem que começar a mudar agora, não da pra empurrar as coisas pro próximo ano. Pra nossa sorte, e quando digo nossa falo da diretoria e da torcida, o Avaí vem fazendo uma campanha muito boa até o momento, espero que mantenhamos as coisas nesse ritmo. Sempre estarei ao lado do meu time, mas isso não significa que não irei me opor ao que acho errado e criticar quando achar necessário, não sou fantoche, não sou pago pelo clube, não ganho cadeira de graça lá dentro nem ponho minha namorada e a filha dela pra dentro sem pagar pra ficar calado e concordar com tudo.

Aos profissionais de verdade lá dentro, meu respeito, ao Presidente, minha admiração, aos que estão lá ocupando espaço, fica meu desejo em vê-los longe do Avaí o quanto antes.

Vamo vamo Avaê!!

Bruno Carvalho
Trocedor Avaiano

5 avaianos comentaram:

André Tarnowsky Filho disse...

Pelo visto, os ares de Porto Velho estão te fazendo bem...
Tudo que colocaste é o espelho da realidade.
Permito-me discordar do teu amigo butequeiro da Hello: se o Avaí quiser colher alguma coisa para 2011, tem que começar já.
Por exemplo, essa história da nova modalidade de associado é uma boa idéia, mas ainda não saiu do site e dos blogs.
Faltou mídia!
Saudações AvAiAnAs!
André Tarnowsky Filho

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Brunão, tudo isto que estás dizendo eu já defendi. Apoio (ou apoiei), incondicionalmente, tudo isso. Até o dia em que a direção do Avaí, numa atitude presepeira ou não - discute-se, resolveu colocar o preço dos ingressos na patamar ao qual estávamos propondo.
E ninguém foi.
A torcida, que se considerou, injustiçada, virou as costas.
Eu me indispus com muita gente desde o começo do ano, pus em risco o meu emprego, por ficar batendo nesta tecla durante meses.
E, no momento em que a coisa pareceu virar, quem deveria estar lá, não estava. Torcedores frouxos é o que são.
Não adianta ficar botando panos quentes, de que o torcedor foi desestimulado e tal. Não adianta dizer que foi o frio, que foi a chuva, a fila, o cacete a quatro. Bobagens! Ninguém é mais criança.
Pra mim, deu. Decididamente, o Avaí não tem torcida, ou tem uma torcida de uns 4 ou 5 mil apaixonados e uns 2 mil modinhas. E só.
Por isso, não falo mais no assunto e que se dane.

Leandro Luis Daros disse...

Bruno,

Concordo com tudo... absolutamente tudo!! Ótima análise, de quem conhece o Avai e acompanha o que acontece na clube. Apesar da boa companha todos sabemos a administraçào desastrosa no relacionamento com o torcedor!! Uma pena!!!

Bruno Carvalho - Resistência Avaiana disse...

Alexandre,

Não me lembro da diretoria nos convocando para discutir valores da mensalidade. Se no convite viesse informado que o tema seria esse, muitos cancelariam outros compromissos para ir a reunião com a diretoria.

Agora tu falar que a diretoria quis discutir isso conosco e ninguem apreceu por la não está correto. Como eu disse, se soubessemos o tema da reunião, ia faltar cadeira naquela sala.

Abs

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Bruno, onde é que eu disse que a diretoria nos convocou para discutir os preços? Tás, tolo, tás? hehe

  ©Resistência Avaiana - Todos os direitos reservados.

Modificado por MTblogger | Template by Dicas Blogger | Topo