segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O "BRUXO" CASCAES


O Terminal nada Integrado do Centro de Florianópolis (Ticen) vai receber, de 16 de Outubro à 14 de Novembro, uma mostra da diversidade da obra de Franklin Cascaes: exposição de 32 reproduções de esculturas, 26 desenhos, 10 manuscritos, exibição de quatro filmes sobre ele e sua obra, oficina e aulas de desenho, cinco shows musicais em diferentes pontos da cidade e 16 apresentações teatrais se somarão às interferências como distribuição de panfletos com benzeduras, simpatias e histórias dos escritos de Cascaes. Tudo isto faz parte da programação do projeto Cascaes 100+1.

Nascido em 16 de outubro de 1908, em Itaguaçú, bairro hoje pertencente ao município de Florianópolis, Santa Catarina. Dentre doze irmãos, foi o filho mais velho, educado para exercer toda e qualquer atividade necessária ao desempenho da subsistência, entre elas, a confecção de balaios, cordas de cipó, cercas de bambu e tarrafas.
Franklin Joaquim Cascaes manifestou desde cedo interesse pelas histórias e eventos que diziam respeito ao processo de ocupação e colonização do litoral catarinense, mais especificamente da Ilha de Santa Catarina e ao modo de vida local.
Transformou, através de suas habilidosas mãos de artista, esse universo cultural num conjunto de desenhos, manuscritos e esculturas, criando ao longo de sua vida um acervo documental sobre a cultura popular do litoral catarinense.

Franklin Cascaes é sem sombra de dúvida parte da RESISTÊNCIA CULTURAL de Florianópolis e um dos maiores amantes/defensores das nossas tradições. Infelizmente o "bruxo" morreu em 1983, apenas um ano após meus nascimento, o que não impediu que eu lesse uma boa parte de sua obra e me encantasse com suas histórias e desenhos.

Recomendo a exposição a todos os manézinhos, avaianos principalmente.

1 Comentário:

Felipe disse...

Ja andei conferindo (na verdade andei de onibus, mas nesse meio tempo conferi no terminal hehe), muito massa! Vale a pena parar uns minutinhos para ler e ver as imagens! abs!

  ©Resistência Avaiana - Todos os direitos reservados.

Modificado por MTblogger | Template by Dicas Blogger | Topo