quarta-feira, 8 de julho de 2009

Jornalistas por formação

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou nesta quarta-feira (8) a Proposta de Emenda à Constituição 386/2009, que restabelece a necessidade do diploma para o exercício da profissão de jornalista no país. A matéria recebeu 191 assinaturas, 20 além do necessário para tramitar na Casa.
Segundo o deputado, a proposta foi formulada depois de sucessivas reuniões com jornalistas, professores e estudantes de jornalismo. No mês passado,
o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu acabar com a exigência do diploma.
“Foi extremamente importante a rápida reação da sociedade, desaprovando o absurdo cometido pela Corte Suprema brasileira, e que abriu precedente para a desregulamentação de outras profissões", avalia Pimenta.
O deputado justifica a proposta afirmando que a atividade do jornalismo "é mais do que a simples prestação de informação ou a emissão de uma opinião pessoal". "Ela influencia na decisão dos receptores da informação, por isso não pode ser exercida por pessoas sem aptidão técnica e ética”, afirma Pimenta.
A PEC segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça, que irá analisar a constitucionalidade da proposta , o que ainda não tem data para ocorrer.
Fonte: http://www.g1.globo.com/
É isso aí pessoal, jornalista tem que ter diploma! E no próximo jogo esqueçam seus radinhos em casa!

Saudações

2 avaianos comentaram:

Felipe Matos disse...

mas há muitos com diploma sem aptidão técnica e ética! Devolve o diploma, seus vasilha!! hehe abs!

André Sezerino disse...

É verdade Felipe, mas pelo menos com um diploma eles podem ser cobrados pelo seu Conselho profissional (até 2004 não existia e acho que ainda não existe o Conselho Federal de Jornalismo, mas beleza!). Eu como Agrônomo sou fiscalizado pelo Crea. Se eu fizer alguma cagada o meu cliente pode pedir uma auditoria do Crea e provavelmente eu serei advertido. Em caso de reincidência posso ser penalizado e talvez ter meu diploma cassado e não poder exercer minha profissão.
E a criação destes Conselhos (no Brasil e no mundo) é devido a necessidade de defender os interesses da sociedade, que necessita da existência destes instrumentos para se proteger...

  ©Resistência Avaiana - Todos os direitos reservados.

Modificado por MTblogger | Template by Dicas Blogger | Topo